Catedral São Pedro de Alcântara
A Catedral é um dos pontos mais belos da cidade. Situada ao fim da Avenida Koeller, ela possui arquitetura neogótica e atrai fiéis de diversas localidades. Até quem não é católico, passa por lá para tirar um foto dos belos traços característicos da construção.

Aqui, a Catedral toda iluminada de rosa, com as festividades do Outubro Rosa de 2009, um movimento em prol da campanha da prevenção do câncer de mama.
Palácio de Cristal 
Herança também da época do Império, o Palácio de Cristal foi um presente do Conde d’Eu para a Princesa Isabel, a fim de que ela procedesse às suas exposições de flores, frutas e pássaros. Atualmente, infelizmente, a visitação é condicionada ao pagamento de ingresso, o que desagradou muitos petropolitanos que gostavam de ler seus jornais no domingo de manhã nos jardins do Palácio
Palácio Quitandinha
É o maior cartão-postal de Petrópolis. Localizado na entrada da cidade, o Palácio já teve seus dias de glória nas décadas de 40 e 50, quando ali funcionava um hotel cassino. Seus salões magníficos já foram muito usados, até recentemente, para grandes festas de casamento e formatura, as maiores e mais glamurosas da cidade. Porém, a partir de 2008, o SESC efetuou a compra das áreas comuns do palácio e vetou a realização dessas festas. Hoje, os grandes salões do térreo, são abertos para visitação mediante compra de ingresso. O que foi o hotel um dia, atualmente é um condomínio de apartamentos.
Relógio das Flores

Um dos lugares mais conhecidos pelos turistas, o Relógio das Flores localiza-se em frente à Universidade Católica de Petrópolis, cujo prédio compõe harmonicamente junto com o relógio a bela vista do local. Para desagrado de muitos, nem sempre os ponteiros do relógio marcam a hora certa, muito embora veja-se com bastante regularidade diversos funcionários fazendo a manutenção da engenhoca. As flores, no entanto, estão sempre impecáveis.
Museu Casa de Santos Dumont
Ponto também muito procurado pelos turistas, a “Encantada” – nome que o pai da aviação deu à sua casa – se localiza ao lado do Relógio das Flores. Possui várias peculiaridades, como os degraus de acesso que só permitem que se suba começando e entrando na casa com o pé direito, o chuveiro de água quente inédito no Brasil na sua época, as diversas cartas trocadas entre Dumont e outras personalidades e o observatório localizado no topo da construção.
Trono de Fátima
Esse ponto turístico não é tão procurado pelos turistas de fora, a não ser que sejam grupos de turismo católicos. Os próprios petropolitanos se encarregam de fazer a visitação, procurando o local para fazer suas orações, pedido e agradecimentos a Nossa Senhora de Fátima. O que é uma pena, pois todos deveriam conhecer esse local, que proporciona uma linda vista da cidade e uma cantina com um famosíssimo pastel.
Palácio Rio Negro

A residência de veraneio da Presidência da República é um dos prédios mais bonitos da famosa Avenida Koeller. Poucos sabem, mas o prédio é aberto também à visitação interna. Deste modo, a maioria dos turistas apenas para fotografá-lo de fora. Sua utilização foi recentemente retomada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, após 31 anos sem receber um presidente.
Praça D. Pedro

Localizada no coração do Centro Histórico, a Praça D. Pedro é um dos locais de descanso preferidos pelos moradores da cidade e pelos turistas. Repleta de árvores frondosas e com uma suntuosa estátua de D. Pedro II ao centro, o local é para da obrigatória para fotos e para uma refeição, em qualquer uma das lanchonetes ou restaurantes do entorno, como a Casa D’Angelo e as do Quartier. Ao lado, encontramos ainda a Praça dos Expedicionários, onde se localiza o Teatro Municipal e onde ocorrem feiras de artesanato.
Obelisco
O Obelisco de Petrópolis se localiza ao lado da Praça D. Pedro, bem no meio da Rua do Imperador, a principal do Centro. Ele é uma homenagem que a prefeitura ofereceu aos fundadores da cidade: D. Pedro II, Conselheiro Paulo Barbosa da Silva, Caldas Vianna, Aureliano Coutinho e Júlio Frederico Koeller; e a todos os colonos alemães que ajudaram a construir a cidade. O obelisco traz, inclusive, uma placa em cada face sua, com os nomes das famílias dos colonos imigrantes.
Palácio Amarelo
Onde hoje funciona a Câmara Municipal de Petrópolis, um dia já foi residência do Conselheiro Carlos Mayrink e do Barão Guaraciaba. Em frente temos a “Praça da Águia” e ao lado o Centro de Cultura Raul de Leoni. Ponto preferido dos turistas para fotos e dos adolescentes da cidade para não fazer nada.
Praça 14 Bis

O ponto turístico mais novo da cidade, a praça, que na verdade é um estacionamento para ônibus de turismo, é uma homenagem ao pai da aviação, contendo uma réplica do avião 14-Bis. E a iluminação noturna dá um toque especial ao local.
Praça da Liberdade.JPG)
Localizada no extremo da Avenida Koeller contrário à Catedral, a praça é o lugar preferido das crianças nos fins de semana. Com brinquedos, carrocinhas de pipoca e passeios de bodinhos, as tardes de domingo ficam mais alegres com as famílias que ali passeiam e visitam o restaurante Marowil, localizado numa das pontas da praça. Casais apaixonados também aproveitam os banquinhos para namorar e apreciar o chafariz localizado no centro da praça.
Orquidário BinotO orquidário, que é pouquíssimo conhecido pelo turista comum, é um ótimo ponto de passeio a fim de se adquirir as mais belas espécies de orquídeas e também proporciona um ótimo passeio fotográfico para quem gosta de flores. Atualmente, há um projeto de construção de um café e lanchonete em um anexo, a fim de oferecer ao visitante um ambiente mais aconchegante e para que se possa de fato fazer um passeio completo ao local.
Uma boa opção aos turistas mais ativos é realizar a subida da Pedra do Quitandinha. A subida é bem leve e pode ser realizada por pessoas sem muita prática na atividade, apenas com um bom tênis e levando água e barrinhas de cereais para complementarem a caminhada. A vista do alto é belíssima e um fato inusitado é que pode-se observar o formato de mapa do Brasil que o lago do Quitandinha possui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário