quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ari Gomes compartilha experiência com estudantes

O fotógrafo Ari Gomes deu uma palestra para nós em maio, compartilhando sua experiência profissional de mais de 40 anos, basicamente fotografando o esporte. De Pelé a Ayrton Senna, passando por João do Pulo e Giba, grandes atletas já foram clicados por ele. Além de um jornalista gabaritado é uma excelente pessoa e nos envolveu com ótimas histórias de bastidores e explicações das partes técnicas da fotografia. O colega Bruno do Nascimento foi o responsável pela vinda dele que mereceu até uma nota na coluna do Ancelmo Góis, em O Globo.
Ari Gomes, de 65 anos, foi por 25 anos repórter fotográfico do Jornal do Brasil e trabalhou ainda pela revista Placar e para o Banco do Brasil, onde acompanhava os esportes patrocinados pela instituição financeira. Com tanto tempo nesse meio, fez ótimas amizades e contatos dos mais variados o que faz dele até hoje ser requisitado para vários eventos. Cobriu cinco copas do Mundo e quatro Olimpíadas.
Esteve presente em dois momentos históricos: o milésimo gol de Pelé, em 1969 e no salto triplo de João do Pulo que valeu o recorde mundial, no Pan Americano do México em 1975.
A convivência com grandes nomes da imprensa esportiva não deixaram que ele seguisse outro caminho. O seu pai, Ângelo Gomes, fez grande trabalho no Jornal dos Sports nas décadas de 40 e 50. Além disso, teve também tio e irmão na fotografia. Hoje, seu filho também segue a trilha de sucesso. Mas o determinante na carreira foi ter convivido com os feras do jornalismo Sandro Moreyra, Oldemário Touguinhó e João Saldanha no JB: "Daí veio a base de tudo", diz orgulhoso ele.
Entre os amigos no esporte está o Rei Pelé, como mostra a foto abaixo com dedicatória e o depoimento emocionado: “Pelé foi um gênio do futebol com quem convivi, tanto no Santos como na Seleção Brasileira. Fotografar o Pelé era magia. Dos 22 jogadores, era sempre ele quem mais chamava a atenção. Eu tinha que ficar ligado no visor da máquina, com uma lente 400mm, sem piscar os olhos. Estive no Maracanã cobrindo o jogo do milésimo gol dele e tive a oportunidade de acompanhá-lo em muitas viagens pelo mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário