quinta-feira, 10 de junho de 2010

Poker/PEC vai para o 6º lugar na Liga Futsal

A oitava rodada da primeira fase da Liga Futsal foi realizada no sábado, 08/05. Como único representante do Rio de Janeiro, o time petropolitano vem conquistando importantes resultados na Liga Nacional de Futsal. O Poker/PEC empatou por 2 a 2 contra a Krona/Joinville/DalPonte, em uma partida disputadíssima no ginásio da UCP, em Petrópolis. Com o ponto conquistado na partida, hoje o PEC soma 25 pontos e está na 6° posição da tabela, mantendo uma distância de 4 pontos para o líder, o São Caetano/Corinthians/Unip.
Silva abriu o placar para a equipe petropolitana, aos 12min09s. Na etapa final, os visitantes empataram com gol de Serginho, aos 22min54s, e, na sequência, Tales acertou a trave do PEC. A virada veio aos 29min17s, num bonito gol de André, que chutou de primeira, após cobrança de escanteio. Só que apareceu o veterano craque Vander Carioca, que bateu forte na saída de Quinzinho, empatando o confronto, aos 34min30s.

Seleção de hóquei feminino treinará em Petrópolis

Na próxima semana, a Seleção Brasileira Feminina de Hóquei Tradicional começará seu período de treinamentos em Petrópolis, para a disputa da Copa América de Seleções, que será realizada em Barcelona, na Espanha.

Petrópolis foi escolhida, devido ao fato de que cinco jogadoras petropolitanas foram convocadas para a disputa do torneio. As jogadoras que defendem as cores do Esporte Clube Corrêas são: Janine Feischer, Marilia Pestana, Leticia Pestana, Mariane Oliveira e Taiza Andrade.

Ficaremos por aqui torcendo por nossas meninas!

Iniciada reforma do Casarão Paula Buarque

O Chalé de Paula Buarque, conhecido como “Casarão”, prédio do Centro de Petrópolis que abrigou por anos uma agência da Caixa Econômica Federal, está, finalmente, em reforma. Após ficar abandonado por 8 anos, o imóvel, que é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) será completamente reformado. Ainda não sem tem confirmação da destinação que será dada ao imóvel, mas especula-se que será um museu.

A Prefeitura Municipal de Petrópolis e a Caixa Econômica Federal vinham conversando, desde a época da gestão do prefeito Rubens Bomtempo, a fim de chegar a um acordo sobre a restauração do imóvel.

Segundo a diretora do escritório técnico do IPHAN em Petrópolis, Laura Bahia, um projeto apresentado pela CEF chegou a ser aprovado ainda na gestão Bomtempo e atualmente o caso vem sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal.

A atual gestão municipal, de Paulo Mustrangi, inicialmente não tinha conhecimento do acordo. Porém, atualmente, parece que o impasse já foi resolvido, uma vez que as obras já foram iniciadas.
Abaixo uma foto que ilustra a beleza do prédio na época de sua construção.

Servidores da educação mantêm estado de greve


Os servidores da educação da cidade de Petrópolis recusaram, na última quarta-feira, o reajuste de 5% nos salários proposto pelo prefeito Paulo Mustrangi. A decisão mantém o estado de greve iniciado em 13 de maio e, mesmo após dezenas de passeatas e manifestações, o acordo parece longe do fim. Apesar disso, hoje as aulas da rede pública continuam normais, mas pode haver uma nova paralisação a qualquer momento. Os professores vão ser reunir com Mustrangi, às 10h, na sede da prefeitura e haverá nova assembléia, às 18h, na Praça Visconde de Mauá, em frente à Câmara dos Vereadores.

População não pode contar com caixas eletrônicos

Após inúmeros problemas com os caixas eletrônicos nas agências bancárias de Petrópolis, que ora apresentavam defeito nas portas de acesso, ora operavam com menos da metade dos aparelhos funcionando, os consumidores têm tido problemas com os caixas eletrônicos do Banco 24h do Centro de Petrópolis.

Os problemas com os caixas eletrônicos já foram reportados diversas vezes ao PROCON e ao Ministério Público. Por vezes a solução é alcançada, mas quase sempre as melhorias duram pouco tempo.

Um dos casos mais recentes foi o do Banco Itaú da Rua Dezesseis de Março, cuja tranca do caixa eletrônico não funcionava corretamente, expondo os utilizadores do serviço a riscos, uma vez que qualquer pessoa poderia entrar no quiosque, mesmo sem ser cliente do banco. Havia também o agravante de que moradores de rua utilizavam o espaço para se proteger do frio durante a noite, deixando o local impróprio para o uso no dia seguinte. O banco efetuou o conserto da porta, porém os clientes relatam que o problema sempre retorna.

O último problema relatado, o do banco 24h do início da Rua Teresa, aponta que a tela de exibição para clientes do banco Itaú aparece cortada, impossibilitando o uso e levando os consumidores a não terem escolha para efetuarem saques e outras movimentações bancárias após as 22h.

Cães exóticos param a Dezesseis de Março


Três cães exóticos foram o motivo de muitos olhares no último dia 22 de maio, em plena Rua Dezesseis de Março, em frente à Galeria Profissional. Os cães estavam amarrados em um protetor de calçada e foram ali deixados pelo dono, que estava em uma loja dentro da galeria.
Acostumados com cãezinhos abandonados, magrelos e feiosos, que já são habitantes fixos da rua, todos que passavam pelo vistosos animais paravam, olhavam ou faziam algum comentário.
Apesar de procurado, o dono dos cães não quis dar entrevista. Segundo especialistas, os cães são provavelmente da raça Sighthound ou Borzoi.

Depredação do patrimônio público à luz do dia

No último dia 20 de maio, por volta das 13:00h, transeuntes da Rua do Imperador flagraram um caminhão de uma transportadora não identificada destruindo um dos protetores de calçada em frente à Galeria Cristal.
Aparentemente, o caminhão estacionou em uma das vagas destinadas a carga e descarga comercial e, não se sabe como, “engatou” o pára-choque traseiro em um dos protetores de ferro da calçada, conhecido popularmente como “pirulito”. Desesperados, os funcionários da transportadora puxaram o pára-choque e chutaram o “pirulito” por vários minutos, enquanto o motorista ia pra frente e dava ré tentando se desvencilhar da armadilha que ele próprio causou.
Os comerciantes dos arredores pararam para assistir à cena. “É lamentável, agora nós temos que pagar isso com os nossos impostos”, disse um passante que não quis se identificar. “Onde está a Guarda Municipal quando se precisa dela?”, questionou uma senhora que passava pelo local. No momento do ocorrido, nenhuma autoridade apareceu para verificar os fatos e buscar os responsáveis pelo crime.

Construções irregulares continuam sendo problema na cidade

Com o problema das chuvas, chegou à tona o problema das construções irregulares. Muitas casas foram construídas em terrenos de alto risco e com isso esse problema se intensificou na cidade. Várias construções irregulares vêm sido demolidas, mas não é o suficiente, pois ainda tem milhares de famílias correndo risco dentro de sua própria casa. Nos últimos meses a área que mais foi afetada com desmoronamentos foi no Bairro Quitandinha. Enquanto não é solucionado o problema, as famílias continuaram correndo risco em suas residências.

Banda Trio Dubrá se apresenta no CEAC

O grupo musical Trio Dubrá se apresenta na sexta-feira, 11 de junho, 20h, no Café Du Monde Bistrot, localizado no CEAC, Centro de Estudos Sobre o Atual e o Cotidiano, no Shopping Villagio no bairro valparaíso em Petrópolis. O banda de mpb, formada por Kika Notini, João Vicente e Dino Fernandes, escolheu o Du Monde Bistrot para seus shows, devido ao estilo do local e por seus freqüentadores valorizarem a cultura brasileira.
O CEAC oferece cursos livres, palestras, workshops e oficinas. Seus trabalhos são voltados para pessoas que se interessam por arte, música, cinema, história, psicologia, psicanálise, filosofia, gestão, educação, sociologia, antropologia e saúde. Os cursos variam de um a seis meses e são ministrados em pequenos grupos, para promover a interação entre alunos e professores.
O horário de funcionamento do café é de segunda à quarta, das 11h às 22h e quinta e sexta, de 11h as 23h. Para informações acesse o site do CEAC http://www.ceac-petropolis.com/

O aumento do Vôo Livre em Petrópolis

Em Petrópolis a cada ano que passa aumenta o número de voadores na cidade, e com a chegada do outono os voadores tem aproveitado para fazer altos vôos, pela melhor condição do tempo e dos ventos. Na cidade existem três rampas de vôo livre: A rampa do Parque São Vicente, a Rampa da Siméria e a Rampa do Morin. A cada fim semana as rampas ficam mais movimentadas, e pela boa condição de vôo de Petrópolis muitos voadores de outras cidades acabam optando por subir a serra e curtir um vôo de maior tempo e de beleza incrível como é a de Petrópolis e Rio de Janeiro. No vôo livre existem dois tipos de modalidades: o Parapente e a Asa Delta. O vôo livre em Petrópolis começou no ano de 1980, e desde que o esporte começou a ser reconhecido em Petrópolis a procura de vôos duplos e o interesse em aulas de vôo livre também vieram aumentando, e com isso o esporte vem crescendo cada vez mais na cidade. Lembramos que esse esporte é de risco, e se houver o interesse em vôo duplo, sempre procurar um profissional e com a carteira registrada.

Visitando Petrópolis

Petrópolis é uma cidade encantadora. O friozinho da serra é o maior atrativo para muitos turistas, que vêm à cidade a fim de conhecer a terra que o imperador D. Pedro II escolheu para ser sua morada na época do Império. Daí Petrópolis tem o título de Cidade Imperial.
Segundo dados do IBGE de 2008, a cidade possui mais de 300 mil habitantes e uma área de pouco mais de 770 mil km². Os petropolitanos que aqui moram sabem bem das dificuldades do dia-a-dia, que, na verdade, toda média/grande cidade tem: trânsito engarrafado em horários de rush, enchentes em caso de chuvas fortes, deslizamentos (por ser uma cidade serrana, tem muitas encostas e construções irregulares), ônibus lotados, más condições de atendimento na saúde pública, carência de professores na rede pública de ensino, etc.
Porém, a cidade é, de fato, uma cidade turística. E os visitantes querem conhecer as belezas da cidade, então vamos a elas!

Museu Imperial
Maior atrativo da cidade, o palácio em que D. Pedro passava seus verões hoje é um museu que conta a história da família imperial no Brasil. Visitado por estudantes de diversas escolas (e não só de Petrópolis), o museu é parada obrigatória para qualquer turista.

Catedral São Pedro de Alcântara
A Catedral é um dos pontos mais belos da cidade. Situada ao fim da Avenida Koeller, ela possui arquitetura neogótica e atrai fiéis de diversas localidades. Até quem não é católico, passa por lá para tirar um foto dos belos traços característicos da construção.
Aqui, a Catedral toda iluminada de rosa, com as festividades do Outubro Rosa de 2009, um movimento em prol da campanha da prevenção do câncer de mama.

Palácio de Cristal
Herança também da época do Império, o Palácio de Cristal foi um presente do Conde d’Eu para a Princesa Isabel, a fim de que ela procedesse às suas exposições de flores, frutas e pássaros. Atualmente, infelizmente, a visitação é condicionada ao pagamento de ingresso, o que desagradou muitos petropolitanos que gostavam de ler seus jornais no domingo de manhã nos jardins do Palácio

Palácio Quitandinha
É o maior cartão-postal de Petrópolis. Localizado na entrada da cidade, o Palácio já teve seus dias de glória nas décadas de 40 e 50, quando ali funcionava um hotel cassino. Seus salões magníficos já foram muito usados, até recentemente, para grandes festas de casamento e formatura, as maiores e mais glamurosas da cidade. Porém, a partir de 2008, o SESC efetuou a compra das áreas comuns do palácio e vetou a realização dessas festas. Hoje, os grandes salões do térreo, são abertos para visitação mediante compra de ingresso. O que foi o hotel um dia, atualmente é um condomínio de apartamentos.

Relógio das Flores
Um dos lugares mais conhecidos pelos turistas, o Relógio das Flores localiza-se em frente à Universidade Católica de Petrópolis, cujo prédio compõe harmonicamente junto com o relógio a bela vista do local. Para desagrado de muitos, nem sempre os ponteiros do relógio marcam a hora certa, muito embora veja-se com bastante regularidade diversos funcionários fazendo a manutenção da engenhoca. As flores, no entanto, estão sempre impecáveis.

Museu Casa de Santos Dumont
Ponto também muito procurado pelos turistas, a “Encantada” – nome que o pai da aviação deu à sua casa – se localiza ao lado do Relógio das Flores. Possui várias peculiaridades, como os degraus de acesso que só permitem que se suba começando e entrando na casa com o pé direito, o chuveiro de água quente inédito no Brasil na sua época, as diversas cartas trocadas entre Dumont e outras personalidades e o observatório localizado no topo da construção.

Trono de Fátima
Esse ponto turístico não é tão procurado pelos turistas de fora, a não ser que sejam grupos de turismo católicos. Os próprios petropolitanos se encarregam de fazer a visitação, procurando o local para fazer suas orações, pedido e agradecimentos a Nossa Senhora de Fátima. O que é uma pena, pois todos deveriam conhecer esse local, que proporciona uma linda vista da cidade e uma cantina com um famosíssimo pastel.

Palácio Rio Negro
A residência de veraneio da Presidência da República é um dos prédios mais bonitos da famosa Avenida Koeller. Poucos sabem, mas o prédio é aberto também à visitação interna. Deste modo, a maioria dos turistas apenas para fotografá-lo de fora. Sua utilização foi recentemente retomada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, após 31 anos sem receber um presidente.

Praça D. Pedro
Localizada no coração do Centro Histórico, a Praça D. Pedro é um dos locais de descanso preferidos pelos moradores da cidade e pelos turistas. Repleta de árvores frondosas e com uma suntuosa estátua de D. Pedro II ao centro, o local é para da obrigatória para fotos e para uma refeição, em qualquer uma das lanchonetes ou restaurantes do entorno, como a Casa D’Angelo e as do Quartier. Ao lado, encontramos ainda a Praça dos Expedicionários, onde se localiza o Teatro Municipal e onde ocorrem feiras de artesanato.

Obelisco
O Obelisco de Petrópolis se localiza ao lado da Praça D. Pedro, bem no meio da Rua do Imperador, a principal do Centro. Ele é uma homenagem que a prefeitura ofereceu aos fundadores da cidade: D. Pedro II, Conselheiro Paulo Barbosa da Silva, Caldas Vianna, Aureliano Coutinho e Júlio Frederico Koeller; e a todos os colonos alemães que ajudaram a construir a cidade. O obelisco traz, inclusive, uma placa em cada face sua, com os nomes das famílias dos colonos imigrantes.

Palácio Amarelo
Onde hoje funciona a Câmara Municipal de Petrópolis, um dia já foi residência do Conselheiro Carlos Mayrink e do Barão Guaraciaba. Em frente temos a “Praça da Águia” e ao lado o Centro de Cultura Raul de Leoni. Ponto preferido dos turistas para fotos e dos adolescentes da cidade para não fazer nada.

Praça 14 Bis
O ponto turístico mais novo da cidade, a praça, que na verdade é um estacionamento para ônibus de turismo, é uma homenagem ao pai da aviação, contendo uma réplica do avião 14-Bis. E a iluminação noturna dá um toque especial ao local.

Praça da Liberdade
Localizada no extremo da Avenida Koeller contrário à Catedral, a praça é o lugar preferido das crianças nos fins de semana. Com brinquedos, carrocinhas de pipoca e passeios de bodinhos, as tardes de domingo ficam mais alegres com as famílias que ali passeiam e visitam o restaurante Marowil, localizado numa das pontas da praça. Casais apaixonados também aproveitam os banquinhos para namorar e apreciar o chafariz localizado no centro da praça.

Orquidário Binot
O orquidário, que é pouquíssimo conhecido pelo turista comum, é um ótimo ponto de passeio a fim de se adquirir as mais belas espécies de orquídeas e também proporciona um ótimo passeio fotográfico para quem gosta de flores. Atualmente, há um projeto de construção de um café e lanchonete em um anexo, a fim de oferecer ao visitante um ambiente mais aconchegante e para que se possa de fato fazer um passeio completo ao local.

Pedra do Quitandinha Uma boa opção aos turistas mais ativos é realizar a subida da Pedra do Quitandinha. A subida é bem leve e pode ser realizada por pessoas sem muita prática na atividade, apenas com um bom tênis e levando água e barrinhas de cereais para complementarem a caminhada. A vista do alto é belíssima e um fato inusitado é que pode-se observar o formato de mapa do Brasil que o lago do Quitandinha possui.

Ari Gomes compartilha experiência com estudantes

O fotógrafo Ari Gomes deu uma palestra para nós em maio, compartilhando sua experiência profissional de mais de 40 anos, basicamente fotografando o esporte. De Pelé a Ayrton Senna, passando por João do Pulo e Giba, grandes atletas já foram clicados por ele. Além de um jornalista gabaritado é uma excelente pessoa e nos envolveu com ótimas histórias de bastidores e explicações das partes técnicas da fotografia. O colega Bruno do Nascimento foi o responsável pela vinda dele que mereceu até uma nota na coluna do Ancelmo Góis, em O Globo.
Ari Gomes, de 65 anos, foi por 25 anos repórter fotográfico do Jornal do Brasil e trabalhou ainda pela revista Placar e para o Banco do Brasil, onde acompanhava os esportes patrocinados pela instituição financeira. Com tanto tempo nesse meio, fez ótimas amizades e contatos dos mais variados o que faz dele até hoje ser requisitado para vários eventos. Cobriu cinco copas do Mundo e quatro Olimpíadas.
Esteve presente em dois momentos históricos: o milésimo gol de Pelé, em 1969 e no salto triplo de João do Pulo que valeu o recorde mundial, no Pan Americano do México em 1975.
A convivência com grandes nomes da imprensa esportiva não deixaram que ele seguisse outro caminho. O seu pai, Ângelo Gomes, fez grande trabalho no Jornal dos Sports nas décadas de 40 e 50. Além disso, teve também tio e irmão na fotografia. Hoje, seu filho também segue a trilha de sucesso. Mas o determinante na carreira foi ter convivido com os feras do jornalismo Sandro Moreyra, Oldemário Touguinhó e João Saldanha no JB: "Daí veio a base de tudo", diz orgulhoso ele.
Entre os amigos no esporte está o Rei Pelé, como mostra a foto abaixo com dedicatória e o depoimento emocionado: “Pelé foi um gênio do futebol com quem convivi, tanto no Santos como na Seleção Brasileira. Fotografar o Pelé era magia. Dos 22 jogadores, era sempre ele quem mais chamava a atenção. Eu tinha que ficar ligado no visor da máquina, com uma lente 400mm, sem piscar os olhos. Estive no Maracanã cobrindo o jogo do milésimo gol dele e tive a oportunidade de acompanhá-lo em muitas viagens pelo mundo".

Copa do Mundo movimenta o comércio

A Copa do Mundo mais do que um evento esportivo é uma grande geradora de lucros para o comércio, mesmo que não exista a empolgação de edições anteriores. O maior evento do futebol mundial é capaz também de gerar novos postos de trabalho. Não só a venda de TVs, mas todo um segmento tem um aumento considerável de vendas nessa época. São álbuns de figurinhas, publicações especiais, tabelas da copa, cornetas e objetos de decoração.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, um terço desses estabelecimentos devem aumentar em 20% o número de funcionários, em todo o Brasil. Ao todo, isso representa 400 mil postos de trabalho temporário. "É uma pena que o Brasil tenha uma legislação trabalhista tão ultrapassada. Se o trabalho de horistas tivesse uma regulamentação mais clara, certamente esses profissionais teriam postos de trabalho garantidos", afirma Paulo Solmucci Júnior, presidente da entidade, em entrevista ao Portal Administradores.com.br.

Em Petrópolis, o comércio também se prepara para o evento. Lojas de eletrodomésticos apostam na venda de TVs que só devem perder para as camisas em número de artigos comercializados. As papelarias (foto) são um dos tipos de comércio que apostam em boas vendas de produtos ligados à Copa do Mundo.

Sejam bem vindos!

Salve amigos petropolitanos! Somos alunos de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, estudantes de jornalismo, e criamos esse blog para realização do trabalho da disciplina de Fotojornalismo, ministrada pelo Professor João Carnavos.

Esse blog se destina a reportar fatos ocorridos na cidade de Petrópolis, em reportagens contadas a partir de fotos feitas por nós, os alunos Ana Telma Furtado, Carolina Simonette, Felipe Carvalho, Julian Probst e Leonni Pissurno.

Esperamos contribuir com o ideal máximo da profissão que escolhemos, o jornalismo, que é o de divulgar notícias aos leitores, reportando fielmente os acontecimentos de nossa cidade.

Esperamos que vocês gostem e aguardamos os seus comentários!

Um abraço,

A Equipe